quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CAMPO SECO e MARAMBAIA terão água encanada


Dois povoados de Itacaré vão contar com água tratada fornecida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Vila Marambaia e Campo Seco, cuja população está estimada em 2 mil pessoas, estão no caminho que leva desde o km 6 da Rodovia Ilhéus-Itacaré até a praia de Jeribucaçu.
Hoje eles estão praticamente ligados ao núcleo urbano devido à rápida expansão do município. Na tarde de terça, representantes da Embasa promoveram uma reunião com a comunidade e lideranças políticas para explicar o projeto e anunciar o início das obras.
As obras, que começam em novembro, serão concluídas em oito meses e o investimento, com recursos próprios, é de R$ 720.016,51. O líder comunitário Charles Anes diz que a obra “é um sonho de toda a comunidade”.
Atualmente a população usa poços artesianos ou de pequenos riachos. A topografia da região favorece a contaminação dos poços pelas fossas sépticas construídas nos locais mais altos.
Essa situação leva a uma grande incidência de verminoses e outras doenças de veiculação hídrica, como confirmado pela enfermeira Paula Fernanda Silveira Sales. Segundo ela, as crianças são as maiores vítimas e constituem a clientela majoritária.
Serão construídas uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para 130m3/hora, além de adutora de água bruta, reservatórios, estação elevatória de água tratada, duas linhas-tronco com 7,2 km e mais 5 km de rede de distribuição.
A captação de água será feita no rio Jeribucaçu. A ETA também vai abastecer a parte alta de Itacaré, devido ao aumento da demanda diante do crescimento do município, que fica na área de influência do Porto Sul, em Ilhéus.
Segundo dados do IBGE, o Censo de 2010 constatou um crescimento populacional de 34,33% em relação a 2000. Na área de influência da USI é o maior índice dentre os seis municípios com aumento de população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário